Em outubro de 1999 a Cristal Indústria e Comércio de Embalagens Plásticas Ltda, inicia suas atividades na cidade de Morro da Fumaça, sul de Santa Catarina.

A empresa é o resultado do empreendedorismo do empresário Silvino Matiola, que visualizou a empresa de embalagens plásticas como uma excelente fonte de emprego e renda para a cidade de Morro da Fumaça, oportunizando ainda a ampliação de seus investimentos como empresário.

A Cristal tem como principal atividade, o desenvolvimento de embalagens ajustadas às necessidades específicas de cada um de seus clientes. Para isso, investe continuamente em padronização e monitoramento dos processos produtivos que, aliados à pesquisa e combinação de materiais, arte e estruturas, garantem embalagens eficientes que proporcionam aos produtos embalados maior segurança, durabilidade, beleza e funcionalidade.

Investimentos em tecnologia e capacitação de pessoas permitem à Cristal uma permanente atualização tecnológica e profissional, exigências necessárias para proporcionar soluções inovadoras a seus clientes com alto padrão de qualidade.

Para proporcionar maior agilidade nos desenvolvimentos, a Cristal conta com área de desenvolvimento de produtos, que busca novas soluções em embalagens de acordo com as necessidades do mercado. A área de Pré Impressão também é um importante ícone entre a Cristal e o cliente, que pode desenvolver alterações em suas embalagens com criatividade e dinamismo, visto que a clicheria também é executada pela empresa, sem depender de terceiros.

Para garantir a qualidade do que produz, a Cristal conta com amplo e moderno laboratório e controle de qualidade, dispondo dos melhores equipamentos de análises e medições, assegurando assim a qualidade do produto final.

A preocupação da Cristal em bem atender a todos os seus clientes, é demonstrada também através da responsabilidade empregada na expedição e no transporte das embalagens. Com frota própria, investe constantemente em novas tecnologias de logística de transporte.

Atitudes sócio-ambientais

- Reciclagem de aparas (sobra de materiais): os materiais inutilizados são encaminhados para empresas de reciclagem, traduzindo assim a responsabilidade da empresa para com o meio ambiente.

- Campanhas sociais: vacinação, agasalho, alimentos, etc.